domingo, 25 de março de 2012

Observação deste sábado (24/03/2012) - Resultados


A primeira observação do ano correu dentro do esperado. O tempo, ou melhor, o mau tempo atrapalhou um pouco, mas conseguimos observar muitos objetos.
Os amigos do CAEH (Clube de Astronomia Edmond Halley) de Marialva e do GCAA (Grupo Centauro de Astronomia Amadora) de Maringá estiveram presentes (cerca de 12 pessoas).
Na image abaixo, alguns membros do CAEH e do GCAA conversando ao redor do telescópio de 300mm do Newton (as imagens não ficaram muito nítidas devido à escuridão).
Os equipamentos utilizados nesta noite foram os seguintes:
- Refletor 180mm em montagem equatorial, do Saulo;
- Refletor 300mm dobsoniano e Maksutov-Cassegrain em equatorial, do Newton;
- Cassegrain de 300mm, 2 Maksutov (ETX-125) de 125mm e dobsoniano de 200mm do Observatório da UEL / MCTL.
- Vários binóculos
Abaixo, três fotos do pessoal observando o céu com alguns equipamentos.

Ao todo, calculamos cerca de de 150 pessoas ao todo durante a noite.
Do GEDAL e do MCTL estiveram presentes: Alexander, Cadu, Edson, Felipe, Ferdinando, Fran, Luzardo, Miguel, Nany, Newton, Renan e Saulo.
Fizemos uma foto também do pessoal da Especialização em Astrobiologia, da UEL. Veja abaixo o pessoal, da esquerda para a direita: Luzardo, Antônio, Miguel, Fran e Edson.

No final da observação, fizemos algumas fotos com os que ficaram até o final. Na primeira foto é possível ver melhor o pessoal. Na segunda, com uma exposição um pouco maior, percebe-se a constelação de Escorpião nascendo próximo ao Leste.

Agora é só esperar a próxima observação!

Nenhum comentário: